Sobre

Iniciativa Regenera Brasil – MCTI

Recuperação de Ecossistemas Nativos Brasileiros

 

 

A recuperação em larga escala de ecossistemas nativos brasileiros é um desafio científico, tecnológico e logístico, que necessita do envolvimento de diversos atores tanto governamentais, quanto dos setores acadêmicos e da sociedade em geral. Nesse sentido, o MCTI, por intermédio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF), lançou, por meio da Portaria MCTI nº 3.206 de 25/agosto/2020, a Iniciativa Regenera Brasil – MCTI para contribuir no aspecto técnico-científico com a recuperação de ecossistemas nativos brasileiros.

A Iniciativa se propõe a contribuir com a conservação dos ecossistemas brasileiros, colaborando na redução da perda de biodiversidade, na ampliação dos serviços ecossistêmicos, na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, na promoção da sustentabilidade do agronegócio brasileiro e no apoio ao cumprimento dos compromissos ambientais nacionais e internacionais.

O objetivo da Iniciativa é contribuir com a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a inovação para a geração de diretrizes que promovam a recuperação efetiva dos diferentes ecossistemas nativos brasileiros em áreas degradadas e sem aptidão agrícola. A Iniciativa tem 05 eixos principais:

  • Definição de áreas prioritárias;
  • Projetos pilotos;
  • Metodologias de recuperação;
  • Monitoramento das áreas em recuperação;
  • Apoio às políticas públicas e aos programas privados.

A Iniciativa conta com o apoio de especialistas de notório saber no tema, que participam do Comitê Gestor, que define as diretrizes científicas das ações e iniciativas.

Três projetos pilotos, de caráter científico, estão em andamento em parceria com os Institutos vinculados ao MCTI: um na Amazônia Ocidental, com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); um na Amazônia Oriental, com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); e, um na Mata Atlântica, com o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).